Dra. Sandra Regina, RJ
Você já ouviu essa expressão?
Talvez tenha sido alguém comentando que a nossa postura, a forma como direcionamos nosso corpo e nos posicionamos “deduram” nossas intenções. E é verdade, podemos “ler” a postura corporal.
Para saber mais leia o livro “O corpo fala” do Pierre Weil.
Ou pode ter sido um comentário sobre como os traumas marcam nosso corpo criando verdadeiras couraças (armaduras musculares) onde a emoção fica retida.
Para saber mais leia sobre Wilhelm Reich, orgonoterapia ou terapia corporal.
Pode ainda ter sido alguém falando que nossos sintomas revelam o caminho da cura, nos indicando onde a energia ficou bloqueada e o que devemos observar e transformar em nossas vidas.
Aqui a leitura indicada são os livros de Rüdiger Dahlke.
E tudo isso está certo.
Porque a mente mente. O corpo não-mente. Ele sempre nos fala a verdade. A verdade que está guardada na nossa memória celular.
O corpo tem uma sabedoria inata que nos direciona para o melhor caminho.
Então, vou falar hoje sobre a ARTE DO TESTE MUSCULAR.
Você pode ler mais em www.medicinaintegrativa.net/curaholografica/teste.htm
Primeiro o que é o teste muscular?
É a principal ferramenta que usamos para conversar com o corpo.
O músculo pode estar firme e forte ou estar frouxo e fraco. Ou seja, ele pode responder positiva ou negativamente ao nosso teste.
Daí, a questão da arte. Como o corpo só nos dá dois tipos de resposta é fundamental que saibamos fazer a pergunta de maneira adequada e precisa!
Mas que teste é esse? Como ele é feito?
Isso é bem simples. Usamos os mesmos testes que os médicos e fisioterapeutas usam para verificar o movimento e força muscular quando alguém se acidenta ou tem um problema neurológico.
A diferença é que não estamos testando a força ou a integridade do músculo, mas utilizando um músculo saudável como um instrumento de feedback do corpo.
Existem várias escolas de Cinesiologia especializada pelo mundo.
Cinesiologia é a ciência que estuda o movimento.
Além da cinesiologia médica estudada nas universidades, podemos aplicá-la associando outras técnicas e conhecimentos, a educação, psicologia, alívio de estresse, organização estrutural...
Usando esta técnica, podemos aferir alterações de energia em vários níveis: estrutural, emocional, mental... ... Desequilibrados pelo estresse.
Assim, identificamos os bloqueios e usando várias ferramentas, a pedido do próprio corpo,(através do teste “conversamos com o corpo”) para facilitar o retorno ao estado natural de equilíbrio.
Essa forma de trabalharcom a cinesiologia iniciou-se na década de 60 com George Goodheart ,vem crescendo e novas escolas não param de surgir.Pois, cada um tem sua maneira de “conversar com o corpo” a partir de sua bagagem de experiências e área de atuação.
Para entender melhor leia: http://medicinaintegrativa.net/curaholografica/cinesiologia.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário