Sejam bem-vindos!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sagrado Espírito SHEKINAH


Explicações dos termos da Limpeza 21 dias postada na sexta-feira, 15 de Maio de 2009.

Quando a glória do Senhor desceu e encheu o tabernáculo pela primeira vez, deve ter sido um espetáculo temeroso. Deus se agrado do seu povo, não por causa da sua bondade, mas porque os seus pecados foram cobertos e eles um dia seriam pagos por Cristo um dia. Creio que o sumo sacerdote sentiu prazer de entrar na presença do Senhor no Santo dos Santos. A palavra hebraica para habitação ou presença de Deus é "Sh'cheenah" ou, como nós pronunciamos: Shekinah (Chequiná). O termo Shekinah era muitas vezes usado na palavra Deus. Na mente judaica, vinha do fato que Ele "habitou" ou "descansou" entre o seu povo, seja um indivíduo, uma tribo, ou todo o povo judeu.

Estudiosos sempre viram uma conexão notável entre o conceito do Shekinah e a idéia do "Logos" "A Palavra" que Philo introduziu no pensamento filosófico judeu. Um valor muito maior foi dado à palavra Logos, quando o apóstolo João a usou no seu evangelho para definir o Senhor Jesus com estas palavras:

Jo 1:1-2 "No princípio era o Verbo (Palavra), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus."

2 comentários:

BLOG DO BOLA disse...

Quem é o espirito shekinah?

Mr.Friend® disse...

Shekhinah é derivada do verbo hebraico שכן. No hebraico bíblico, a palavra significa literalmente, assentamento, habitação ou moradia, e é usada com freqüência na Bíblia hebraica (ver Êxodo 40:35: " Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia [Shakhan] sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo". Ver também por exemplo, Gênesis 9:27, Gênesis 14:13, Salmos 37:3, Jeremias 33:16), bem como na bênção semanal do Shabat, recitada no Templo de Jerusalém ("Ele, que faz com que o seu nome habite [shochan] nesta Casa, para habitar no meio de vocês o amor e fraternidade, paz e amizade").